A Mitologia Grega

A Mitologia Grega é algo fascinante. Mesmo nos dias atuais as histórias dos deuses do Olimpo ainda contagiam e assim será por muito tempo. O que torna essa cultura distante em algo fabuloso é o fato dos deuses carregarem toda a imperfeição dos humanos. Essas características humanas nos deuses era diferenciada por um pequeno detalhe, os deuses tinham poderes que nenhum humano tinha, mas esses poderes não eram sempre aplicados com justiça e sabedoria. Os deuses eram motivados por sentimentos que nós conhecemos muito bem, algo como amor, ódio, inveja, alegria, tristeza entre outros.

Essas histórias são trazidas através de livros, filmes e mais recentemente documentários. Entre os diversos livros temos O Livro de Ouro da Mitologia de Thomas Bulfinch. Essa obra é fantástica, pois, é de fácil leitura é traz as principais lendas mitológicas. O que torna esse livro diferenciado é o fato de que o autor se preocupou em "contar" as histórias sem trazer opiniões próprias, isso torna o livro agradável de ler e ao mesmo tempo didático. É uma dica para quem quer conhecer a história sem gastar e perder muito tempo em longas pesquisas.

A indústria cinematrográfica também se aventurou nas histórias dos deuses gregos. O problema dos filmes é que as histórias são sempre distorcidas a gosto dos diretores. Mas, mesmo assim a essência prevalece. Essa distorção fica muito bem evidenciada em Tróia e também em Furia de Titãs.

Há também documentários que podem ser vistos nos canais fechados. Esses documentários são muito ricos, pois, trazem narrativas de diversos pesquisadores do assunto.

Mesmo que tudo não passe de lenda as aventuras, guerras, vinganças, amores impossíveis e tudo aquilo que gira em torno dos contos mitológicos são coisas que vivemos nos dias de hoje.
Compartilhe este artigo :

+ comentários + 12 comentários

29 de setembro de 2010 11:50

Eu preferia que fizessemos parceria de link,não tenho banners nos blogs.

http://heroisdavida.blogspot.com

29 de setembro de 2010 18:04

Realmente a mitologia grega é fascinante e o fato dos deuses terem caracteristicas humanas nos mostra claramente que todos sao imperfeitos até mesmo os deuses !
Curti o blog d+ parabens

30 de setembro de 2010 11:43

Já adicionei o seu blog nos meus que voce adicionou,um grande abraço e muito obrigado pela parceria

30 de setembro de 2010 11:43

Atualidades da Informática
Vida de Bombeiro

2 de outubro de 2010 15:33

Ainda nao li esse.. mas acho o tema bacana mesmo sabendo que é mentira..

gostei muito da saga percy jackson q trouxe a toma novamente esse tipo de tema para a leitura

2 de outubro de 2010 15:37

esse assunto me fascina
é mt interessante
adorei seu post
parabéns

www.socloserbaby.blogspot.com

2 de outubro de 2010 15:45

Adorei o post. Esse assunto me interessa bastante!!!! Parabéns pelo blog. Abraço.

2 de outubro de 2010 16:07

Realmente, a Mitologia Grega é algo que fascina, é algo que dá prazer em ler, conhecer, querer saber mais. Alguns filmes, de fato, modificam um pouco alguns aspectos, mas mesmo assim ainda é algo muito bom de se ver.
Parabéns pelo blog e pela dica.
Um abraço.

http://emsimplespalavras.blogspot.com/

2 de outubro de 2010 16:07

Eu adoro mitologia. A grega é fascinante, estudando sobre ela voc?ê consegeu entender um pouco mais o ser humano, ver como coisas que acontecem ainda hoje em dia são repetidas desde aqueles tempos, os mesmos erros e acertos..
No estudo de folclore, um mito é uma narrativa sagrada que explica como o mundo e a humanidade veio a ser da forma que é atualmente...isso que eu admiro quando estudo sobre as mitologias...

Anônimo
20 de novembro de 2010 08:40

Sou absurdamente fascinada por mitologia, obrigada por compartilhar o texto. bjs

http://pluralizandoa.blogspot.com/

Anônimo
6 de dezembro de 2010 11:25

Muito Interessante essaassunto adorei...

Postar um comentário
 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. O mundo das idéias - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger