Trânsito sem explicação

As grandes metrópoles tem muita coisa em comum e uma dessas coisas é o trânsito caótico nos horários de pico. Na cidade de São Paulo não é diferente e a paixão que os brasileiro tem por carros torna a situação ainda mais complicada. Muitos não utilizam o transporte público e preferem o conforto de seus veículos particulares. Isso também é agravado pelo péssimo transporte público que temos na maior e mais rica cidade do país. Em algumas regiões o trânsito é estranho e confuso para achar uma explicação.

A falta de um transporte público eficiente faz com que os brasileiros tirem seus carros e motos das garagens para se locomoverem até o trabalho, escola, faculdade, entre outros. Em São Paulo a necessidade de mais linhas de metrô é mais do que evidente. As poucas linhas operam demasiadamente lotadas nos horários de pico, mesmo assim a rapidez é uma ótima escolha.

Na região da zona sul da cidade São Paulo temos uma linha de metrô, a linha Lilás, que liga o bairro do Capão Redondo até o Largo Treze de Maio. Essa linha vai ser extendida até o Metrô Santa Cruz o que vai dar uma integração eficiente, desafogando o fluxo de passageiros nos ônibus e, quem sabe, estimulando as pessoas da região a deixarem seus veículos na garagem e ir ao trabalho de metrô.

Porém, enquanto isso não acontece a região sofre de um trânsito muito estranho que acontece na Estrada de Itapecerica da Serra. Esse trânsito tem início um pouco depois do Shopping Campo Limpo, muitas vezes antes do Shopping, no sentido bairro centro. A Estrada de Itapecerica é formada por duas faixas para veículos e o corredor de ônibus. Estranhamente o corredor de ônibus também fica parado com uma enorme fila de ônibus. Esse trânsito se extende até o terminal João Dias e curiosamente depois do Terminal João Dias esse trânsito flui bem. Ao chegar na Avenida João Dias que tem as mesmas duas faixas para veículos e corredor de ônibus não há o mesmo trânsito que acontece na Estrada de Itapecerica.

É um trânsito ruim, o corredor de ônibus é ineficaz. Isso acontece todos os dias na parte da manhã. O percurso que pode ser feito em 15 ou 20 minutos de ônibus chega a durar 40 minutos e até mesmo 1 hora. É algo absurdo porque depois do último ponto da Estrada de Itapecerica tudo se normaliza como se não houvesse nada de anormal.

Não sei se em outras regiões há um trânsito tão estranho como esse da Estrada de Itapecerica da Serra. Os trânsitos da Marginal e de outras avenidas é compreensível em certo ponto devido ao grande volume de veículos, mas os corredores de ônibus não podem ser afetados por isso. Nas avenidas que possuem corredores de ônibus o fluxo parece ir razoavelmente bem.
Só esqueceram de avisar isso na Estrada de Itapecerica e fico aqui esperando a hora da linha 5 do metrô interligar com a linha 1 e ver se esse trânsito absurdo melhora.
Compartilhe este artigo :
 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. O mundo das idéias - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger