Há algum tempo os noticiários vem dando enfase ao programa nuclear iraniano, mostrando este como uma ameaça a região do Oriente Médio. Essa preocupação toda é baseada nas acusações dos EUA e de seu aliado na região, Israel. Segundo estes paises este programa não tem finalidades pacificas e sim busca enriquecer urânio para fins militares, ou seja, construir bombas atomicas e colocar o Irã no seleto grupo de países com capacidade nuclear.
Dois países vizinhos do Irã e de Israel já passaram por tal experiência e tiveram suas usinas nucleares varridas do mapa pela aviação israelense, Iraque em 1981 e Siria em 2007. O interessante neste história é que Israel é a unica potencia nuclear da região e não sofre qualquer tipo de vistoria nem de sanções por possuir armas nucleares. A alegação é de autodefesa, ter armas nucleares para garantir sua sobrevivência em meio a vizinhos hostis. Dentro deste contexto por que o Irã não pode ter armas nucleares para sua proteção também? Por que determinada nação pode e a outra não?
Não há dúvidas que o Irã esta disposto a construir sua bomba atômica, a dúvida é se algum país será capaz de interromper isso. Israel e EUA sabem que precisam agir o mais rápido possível, mas só não sabem como. Israel sabe muito bem usar sua força e seu poderio militar contra palestinos e grupos de resistência, mas está hesitando contra uma força mais estruturada.
Links relacionados:
A escolha do novo caça do Brasil
Amostra do poderio militar russo
Osirak, o retorno