“Isto porque somos imperfeitos e, por isso, a idéia de perfeição não pode brotar de nós mesmos assim, espontaneamente. A idéia de um Deus é, segundo Descartes, uma idéia inata, que nos é “plantada”, por assim dizer, no momento em que nascemos, “como a marca que o artista coloca em sua obra”, conforme ele mesmo escreve”. (O mundo de Sofia – Jostein Gaarder)
Eu estava escrevendo um pouco sobre o santo concílio, andei parado, sem muitas idéias, mas outro dia estava navegando na internet e vi uma notícia sobre uma mulher muçulmana sudanesa que iria ser julgada por usar calças. No entanto como ela fazia parte da ONU não iria ser julgada, pois lhe concedia imunidade, sendo assim, ela pediu demissão e quis ser julgada normalmente. Segundo o que li na internet, ela poderia levar até 40 chibatadas.
O que me chamou a atenção não foi realmente a notícia, mas as pessoas que fizeram os comentários, do tipo: “esses muçulmanos extremistas deveriam ser mortos, só existe terrorismo por causa do islamismo, Hitler deveria ter acabado com a raça do povo muçulmano”.
Eu sempre defendi um Estado, que separasse as influências religiosas do país, não que não goste de religiões, mas uma sociedade deve ser regida pela razão,o que mais me incomoda são pessoas que se dizem cristão/evangélicos e ficam julgando coisas que nem ao menos dão o trabalho de entender. Protestantes e católicos dizem que os muçulmanos são extremistas, mas o que ocorre na Irlanda do Norte, aquilo não é extremismo? E a igreja ortodoxa russa o que fez durante anos contra outras denominações? Paz? Se falar da idade média então, as mulheres chamada de bruxas? E outros que a desafiam a Igreja como Leonardo Boff?
Malleus Maleficarum(...) (O Martelo das Bruxas ou O Martelo das Feiticeiras - título original em latim) , é um livro da Igreja católica, onde se ensinava como distinguir, caçar e condenar “bruxas”, escrito por dois inquisidores dominicanos , Heinrich Kraemer e James Sprenger, apresentaram o livro na universidade de Colonia(na Alemanha), que foi rejeitado pelo clero, mas existem versões posteriores que tem uma nota de aceitação da faculdade, segundo a Igreja Católica, Kramer que inseriu essa nota falsa.
Com Isso o Martelo das bruxas ganhou grande notoriedade na Alemanha, e provocando grande impacto na França, Itália, e, na Inglaterra só não foi mais vendido do que a Bíblia. Eita paradoxo que eu não entendo, sabe por quê?
O último imperador pagão, Constantino, via o crescimento do cristianismo se matava 2 cristãos outros 10 apareciam, o que ele fez? O juntou útil ao agradável, se tornou um cristão ou o seu império decaía devido ao crescente aumento do catolicismo, e influenciou muito do que temos hoje em dia, por exemplo, aquele biscoitinho que simboliza o corpo de cristo, as festas juninas por exemplo é a mesma festividade de Beltane, simbolizando a união das energias masculina e feminina.
E Jesus Cristo, um homem comum que muitos cientistas tentam até hoje provar a sua divindade ou não, para os católicos romanos, foi anunciado como o filho de Deus 325 anos após sua morte no concílio de Nicéia. Entretanto,eles, como todo o cristianismo, tem fundamentos em outras religiões e divindades.
Alguns exemplos:
Hórus: É segunda pessoa da Trindade egípcia, composta por Osíris e Ísis, nascido da Virgem Isis-Meri, foi presenteado por três reis, andou sobre as águas, teve 12 discípulos, foi traído por um de seus apóstolos, foi crucificado e morreu, ressuscitou depois de três dias(3000 A.C)
Mithra: Já cultuavam a pelo menos 1200A.C e já quem diga ter vestígios de cultos a 6000 anos atrás, mãe virgem, nasceu dia 25 de dezembro, pastores assistiram ao evento, teve 12 discípulos, fez milagres, morreu e ressuscitou 3 dias depois (domingo) e também dia de adoração Mithra era domingo.
Só vou citar esses dois, mas existem mais e sim, todos com período anterior a vida de Jesus cristo. É questionável o fundamento de certas religiões e engraçado como eles condenam as outras e apenas a sua seria aquela que iria salvar o mundo, não? (...)
Créditos
Mamãe + 5 litros de sorvete = )
Algumas horas de papo com Anitcha!
(...)Irei continuar o texto.
+ comentários + 41 comentários
Certa feita li em uma revista
que por uma questão genética já nascemos
dispostos a acreditar em algo seja Deus ou nao!
Como seu template tem uma frase de Nietzsche, sirvo de uma citação dele, que dizia, se existe um Deus, o que nos resta para criar?
Abraços!
Bom acredito que cada religião tem sua beleza. Muitas vezes julgamos a religão dos outros, como vc mesmo disse, sem conhecer de fato os preceitos e tal, isso não é legal.
O fato é: como Cristã Católica acredito em Deus como criador do mundo e de tudo. A bíblia explica tudo ... creio pela fé também. Estudei algumas religiões em 2 disciplinas durante minha graduação, isso só fez eu amar e acreditar mais ainda no meu Deus. Deus amor, consolo. Se para Descartes Deus é uma criação da mente humana ou coisa do tipo, para mim não é. Sou bem tranquila neste sentindo tambem pq cada um é cada um... o importante é trocarmos ideias...
bjos
Lucineia,
Ele(Descartes) só falou que a idéia que temos sobre Deus, está longe do que deve ser realmente, pois imagina Deus é um ser perfeito, nós seremos humanos somos falhos imperfeitos, logo a idéia do que é Deus já não pode vir de nós, eu também acredito em Deus também repudio qualquer fomra de violencia, por exemplo o catolicismo pode ter idéias boas, mas como seres humanos são falhos, logo acontece o que sabemos pela história ...
ah lembrando, obrigado pela opnião assim crescemos pela dialética = ), eu sempre estudei história por que acho interessante, e é bom a opnião de todos os lados
Cada um procura ou cria o seu jeito de chegar até Deus e defendem com tanto fervor a sua verdade, mas respeito todas as opiniões.
A minha é que se perde muito tempo defendendo quem possui o caminho certo e também se perde um tempo preciso que poderia ser usado para o auto-conhecimento.
Deus, para mim, não precisa estar ligado a igreja nenhuma. Basta que eu acredite e sinta a ligação com Ele. Pronto, simples assim.
Não gosto dessa idéia de um Deus que pune se você não der isso ou não fizer aquilo no dia e na hora determinada. Sei lá... pra mim é só mais um jeito que o homem criou de alienar as pessoas...
Beijo, Gus! ;)
Isso tem em um dos apócrifos, que não é necessário estar numa igreja para estar com Deus, na verdade sempre estamos com Deus ...
Para mim, religião não tem nada a ver com Deus. Toda religião que eu conheci me mostrou um Deus cruel, que me castigava se eu não fosse a imagem da virgem em vida. E com isso eu não concordo, pois não é nesse Deus que eu creio.
E cada religião é uma variante de alguma mais antiga e tals.
Gus, Dri... galerinha... tem selo lá no blog para vcs!!! Bjos
Oi Gus, brigada pelos créditos, adorei! Com relação ao texto vi que se trata de uma coisa que todos temos, mas nunca admitimos: intolerância religiosa. Depois da Revolução Francesa, os homens lutaram pelo fim do absolutismo,em que o rei era o enviado de deoos, por uma idéia de um Estado laico e além de tudo que cada cidadão pudesse ter a sua liberdade religiosa. O Estado tornou-se laico na maior parte do mundo, isso é fato, afinal, com um mundo regido pela razão, um Estado religioso não seria mais possível. Entretanto o que não pegou foi a tolerância religiosa. Agora os cidadãos tinham liberdade de escolha, mas muitos conflitos aconteceram e continuam acontecendo. Vc citou o caso da Irlanda... Estive praqueles lados e na verdade a "guerra" entre protestantes e católicos "acabou". Um muro que separava as duas religiões teve seus portões abertos, mas poucos são os que têm coragem de passar por ele em determinasdas horas...
Se eu for falar sobre o que os católicos fizeram ou deixaram de fazer gastaria todos os meus dedos até perderem as impressões. Mas o fato é que o problema não é que religião vc escolhe, mas a intolerância dos homens, seja ele quem for, afinal isso é humano. Além disso o homem dempre buscou um messias. Desde a antiguidade, buscamos acreditar em divindades para que a vida se tornasse menos "dolorida".
Ana
Cara....bom texto...vc imagina como o mundo seria se agora algum cientista provasse que deus não existe e numca existiu...seria o caos total!!!!!Historicamente o homem é fraco, ele não consegue assumir suas responsabilidades e na maioria das vezes precisa "pedir ajuda" para sua crença.
Olá, Eu detesto o Comunismo. ^^
.
Bem eu poderia simplesmente pedir para que vc passe no blog para ler o que o Marxismo e suas idéias de um mundo separado de Deus fez com o Terceiro mundo, e então vc teria de concordar com o Papa Bento XVI e flar: Sem Deus nada pode ser bom.
Mas comentando o texto, na minha opinião, vc tem grave falta de conhecimento Histórico para falar de Idade Média, é bom vistiar os blog's assim como o seu, que agente vê como as pessoas vêm o mundo medieval. Mas enfim, Criar uma sociedade longe de padrões morais e religiosos, é o memso que instaurar um posto de gasolina no deserto, sem conexão, a sociedade se perpetua no vazio.
Se quizer, leia mais:
.
http://www.apostoladoshema.com/2009/08/bento-xvi-e-sua-analise-sobre-o.html
.
Até mais!
Bom problema seu se você odeia o comunismo, mas pelo visto você nem conhece, não eu não sou comunista, sou capitalista um consumidor nato!
Tudo o que falei foi baseado em fatos históricos, se errei em algum ponto favor aponte o ERRO, falar que está errado todo mundo pode...onde está errando nem todos...
Conheço o marxismo faz um tempo, obrigado pela dica...
"passe no blog para ler o que o Marxismo e suas idéias de um mundo separado de Deus fez com o Terceiro mundo"
Homens fizeram o caos com o terceiro mundo, eu poderia me sujeitar e falar sobre o SEU capitalismo fez com o terceiro mundo(africa e américa latina), dos bancos ou o fmi mas pra que?
Nunca vou concordar com o papa eu odeio aquele homem(pelo menos o Bento eu gostava do joão paulo tinha ótimas idéias), mas isso não implica de conhecer o lado bom da igreja...diferente de você que só julga, sem conhecer o outro lado!
Sem Deus nada pode ser bom?
Seu conhecimento sobre ongs brasileiras é de baixo nível precário, o homem deveria ser bom por natureza, mas já que somos suas criações CULPE O SEU DEUS então, não o comunismo, ou capitalismo ou coisa que o valha!
"Mas comentando o texto, na minha opinião, vc tem grave falta de conhecimento Histórico para falar de Idade Média"
Blá bla blá eu sou estúpido, foi tudo que eu consegui ler, como disse antes legal e falar que to errado, mostrar onde estou errado que é mais legal ainda ninguém quer...
"Criar uma sociedade longe de padrões morais e religiosos, é o memso que instaurar um posto de gasolina no deserto, sem conexão, a sociedade se perpetua no vazio."
Bla bla bla, você está se baseando em achismos, em falácias, onde aprendeu sociologia/antropologia ou mesmo filosofia no supletivo?
Não tente dar uma de intelectual, onde conseguiu seu conhecimento na revista veja?
Obrigado e volte sempre ^^
PS libera o comentário no blog ...rs
Gus
.
Voltei. Então esse debate vai ser emocionante e longo:
.
Você disse:"Eu sempre defendi um Estado, que separasse as influências religiosas do país, não que não goste de religiões, mas uma sociedade deve ser regida pela razão,o que mais me incomoda são pessoas que se dizem cristão/evangélicos e ficam julgando coisas que nem ao menos dão o trabalho de entender. Protestantes e católicos dizem que os muçulmanos são extremistas, mas o que ocorre na Irlanda do Norte, aquilo não é extremismo? E a igreja ortodoxa russa o que fez durante anos contra outras denominações? Paz? Se falar da idade média então, as mulheres chamada de bruxas? E outros que a desafiam a Igreja como Leonardo Boff?"
.
Nós Católicos julgamos como errônea, toda e qualquer Doutrina que não seja Católica. Agora, como diz a constituição Dogmática "Dignitatis Humanae" do Concílio Vaticano II: "É do direito natural do homem a liberdade sem censura de expressar sua crença". Onde está o julgamento?
.
Além do mais temos aqui a famosa Inquisição. Com certeza vc não leu o livro "A Inquisição em seu Mundo" do Bernadinho Gonzaga, ou mais recentes como O Livro do Thomas Woods - PHD de Harvard, que escreveu o livro: "Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental. Muito menos vc chegou perto de Pernoud, Francesa, Ganhadora do prêmio de História da Universidade de Oxford. (França - Oxford , ela é boa né?).
.
Mas claro, olha só o que você falou:
Malleus Maleficarum(...) (O Martelo das Bruxas ou O Martelo das Feiticeiras - título original em latim) , é um livro da Igreja católica, onde se ensinava como distinguir, caçar e condenar “bruxas”, escrito por dois inquisidores dominicanos , Heinrich Kraemer e James Sprenger, apresentaram o livro na universidade de Colonia(na Alemanha), que foi rejeitado pelo clero, mas existem versões posteriores que tem uma nota de aceitação da faculdade, segundo a Igreja Católica, Kramer que inseriu essa nota falsa.
.
Só se precisava saber que com a reforma protestante a Igreja Católica perdeu território na Alemanha por causa de Lutero, nos Países eslavos e do norte da Europa, por causa de Calvino, e na Inglaterra e outros Países como O País de Gales, com o Henrique VIII.
.
Então citar,Alemanha, Irlanda do Norte, é o mesmo que querer falar de Futebol na china onde o esporte nacional é o Ping - Pong.
.
Eu vou deixar depois alguns link's sobre a Inquisição CAtólica e um texto raro chamado: "A Inquisição Protestante", e então saberá o que Calvino fez com as Bruxas.
.
Passando adiante:
.
O último imperador pagão, Constantino, via o crescimento do cristianismo se matava 2 cristãos outros 10 apareciam, o que ele fez? O juntou útil ao agradável, se tornou um cristão ou o seu império decaía devido ao crescente aumento do catolicismo, e influenciou muito do que temos hoje em dia, por exemplo, aquele biscoitinho que simboliza o corpo de cristo, as festas juninas por exemplo é a mesma festividade de Beltane, simbolizando a união das energias masculina e feminina.
.
E Jesus Cristo, um homem comum que muitos cientistas tentam até hoje provar a sua divindade ou não, para os católicos romanos, foi anunciado como o filho de Deus 325 anos após sua morte no concílio de Nicéia. Entretanto,eles, como todo o cristianismo, tem fundamentos em outras religiões e divindades.
.
O Concílio de Nicéia I condenou o Arianismo, o Credo que foi estabelecido já por volta de 150 ja colocava Jesus como Homem e Divino. No Catolicismo não há nada em questão de doutrina de Fé e moral que não seja divinamente revelada por Deus. "A Igreja do Deus vivo não é a coluna e sustentáculo da verdade". (Tm 3,15) A Igreja é infalível, é por ela que a salvação se estende a toda a humanidade.
.
O Corpo de Cristo é o maior de todos os milagres na história da Igreja, que seperpetua inesgotavelmente no mundo. E é este o maior de todos os bens que alguem pode receber.
.
Sobre o as atitudes caridativas:
Você faz o bem sim, mas um bem que não tem embasamento, que é sem ligação com Deus, por isso não pode ser um bem perfeito.
.
"O pão é importante, a liberdade é mais importante, mas o que está acima de tudo é a adoração". Sem seu coração ligado a Deus em primeiro lugar, suas obras não deixarão de ser somente de caratér material. Isso é a Igreja que diz.
.
Agora só porque existe um embasamento filosófico e religioso pra um católico querer fazer o bem, isso torna o ato de fazer o bem pior? Como sabe que eu faço por medo?
Você sabia que se a Igreja Católica parar suas obras sociais não há outra instituição que vai conseguir segurar. Como seria a vida de 25% dos Aidéticos do mundo, de 15% da classe miserável do Planeta?
Será que as missionárias na áfrica têm medo de irem ao inferno e por isso vão pra lá?
.
Não condeno suas atitudes de caridade, condeno você dizer que a Igreja Católica é o que não é, e mais ainda, dizer aquilo que tem na cabeça sem colocar aquilo que é de fato.
.
Eu que vos digo: "Conhecereis a verdade e a Verdade vos liberta-rá"
.
Até mais.
A Inquisição Protestante- Parte I:
.
http://www.apostoladoshema.com/2009/07/inquisicao-protestante-parte-i.html
.
A Inquisição Protestante - Parte Final:
.
http://www.apostoladoshema.com/2009/07/inquisicao-protestante-parte-final.html
.
Sem a Igreja Católica Não haveria Civilização Ocidental - Parte II
.
http://www.apostoladoshema.com/2009/05/sem-igreja-catolica-nao-haveria.html
.
Sem a Igreja Católica não haveria civilização Ocidental- Parte I:
.
http://www.apostoladoshema.com/2009/04/sem-igreja-catolica-nao-haveria.html
.
Esses dois ai de cima são só alguns exemplos do que os maiores Historiadores da época atual pensam da Idade Média e da Igreja Católica.
.
E Pra finalizar:
.
"Bem mais do que o povo hoje tem conciência, a Igreja moldou o tipo de Civilização em que vivemos e o tipo de pessoas que somos. Embora os livros textos típicos das faculdades não difam isso, a Igreja foi a indispensável construtora da Civilização Oriental. A Igreja não só eliminou os costumes repugnantes do mundo antigo, como o infanticídio e os combates dos gladiadores, mas, depois da queda de Roma, ela restaurou e construiu a civilização."
(Dr Thomas Woods, PHD de Harvard- EUA/2005)
Há uma diferença entre o primeiro Junior e o segundo Junior!
O primeiro fala do Comunismo como grande vilão e causador da origem dos países do 3º Mundo. O segundo é mais sensato!
Junior Pereira,
"é bom vistiar os blog's assim como o seu, que agente vê como as pessoas vêm o mundo medieval."
Cara você deve ter visto alguns post (não acredito que tenha lido muitos apenas no que te chamou atenção) então não pode generalizar o blog. Se você puder ler os textos verá que falam de diversos assuntos, independentes de religião, visão politica e etc.
Não julgue todo um conteúdo por um parte que não apreciou, se você ler tudo que há aqui ai sim pode falar que o Blog não presta, mas sinceramente, duvido que tenha feito isto.
Esta julgando o livro pela capa e o Sr. como um cidadão crente na palavra de Deus não pode se dar ao luxo da fazer isso, isso cabe aos infiéis que não conhecem a palavra de Deus.
:)
Onde está o julgamento?
Está bem aqui: "Bem eu poderia simplesmente pedir para que vc passe no blog para ler o que o Marxismo e suas idéias de um mundo separado de Deus fez com o Terceiro mundo"
Você não conhece absolutamente nada sobre o marxismo, ou seja julgamento incorreto!
"Sem Deus nada pode ser bom."
De fato eu acredito em Deus mas de uma maneira diferente da sua, mas você quer usar verdade absoluta? não exixte verdade absoluta, existem pontos de vista, para você "Sem Deus nada poder ser bom", Mas isso não implica que seja verdade, só implica que você acredita! E eu não claro...
Bernardino Gonzaga? sim conheço e li, os outros só li bem poucos artigos, mas li sim... na realidade só gosto de história por hobbie meu negócio é tecnologia = / ah sim concordo são realmente bons ... = )
"Só se precisava saber que com a reforma protestante a Igreja Católica perdeu território na Alemanha por causa de Lutero, nos Países eslavos e do norte da Europa, por causa de Calvino, e na Inglaterra e outros Países como O País de Gales, com o Henrique VIII"
Tá ok falou bonito mas não falou nada, citei dois países, mas isso não fez com que a inquisição fosse amena em outros lugares, como na espanha ou portugal onde o catolicismo era extremamente forte. Eu não consigo contar os mortos ... e você?
Obrigado pelos textos de calvino, vou ler certamente e vou dar meu aval claro!
"O Concílio de Nicéia I condenou o Arianismo, o Credo que foi estabelecido já por volta de 150 ja colocava Jesus como Homem e Divino. No Catolicismo não há nada em questão de doutrina de Fé e moral que não seja divinamente revelada por Deus. "A Igreja do Deus vivo não é a coluna e sustentáculo da verdade". (Tm 3,15) A Igreja é infalível, é por ela que a salvação se estende a toda a humanidade."
Citar versículos para mim é a mesma coisa que nada, ah infelizmente discordo que a salvação tende ser por intermédio de qualquer instituição.
"Você faz o bem sim, mas um bem que não tem embasamento, que é sem ligação com Deus, por isso não pode ser um bem perfeito."
Tá ok falou e ficou na mesma, eu não preciso ter algum embasamento para ajudar eu ajudo só isso, não espero que as pessoas me achem altruísta, não espero algum tipo de agradecimento pra mim tudo isso é desnecessário, eu não sou perfeito nem que eu tivesse essa tal ligação com Deus seria perfeito, eu sou imperfeito logo tudo o que faço não tem perfeição, mas tento chegar perto...
""O pão é importante, a liberdade é mais importante, mas o que está acima de tudo é a adoração". Sem seu coração ligado a Deus em primeiro lugar, suas obras não deixarão de ser somente de caráter material. Isso é a Igreja que diz."
Eu acredito em Deus de uma forma diferente de você, eu não me importo se a igreja fala que tem caráter material ou espiritual...
"Agora só porque existe um embasamento filosófico e religioso pra um católico querer fazer o bem, isso torna o ato de fazer o bem pior? Como sabe que eu faço por medo?"
Quando eu falei que fazer o bem por medo é ruim? ou nas suas palavras "pior"? Bom eu fui inconsequente colocando palavras na sua boca, dizendo que vc só faz o bem por medo, tirando todo seu lado religioso por que você faz o bem? o que te motiva a isso? como já disse para mim é o certo independentemente de qualquer coisa.
"Você sabia que se a Igreja Católica parar suas obras sociais não há outra instituição que vai conseguir segurar. Como seria a vida de 25% dos Aidéticos do mundo, de 15% da classe miserável do Planeta?"
Eu não falei que discordo das obras sociais da santa igreja, falei que independentemente de qualquer coisa deveríamos fazer o bem, mas isso não quer dizer que seja verdade acredita nisso quem quer...
"Será que as missionárias na áfrica têm medo de irem ao inferno e por isso vão pra lá?"
Alguns tem realmente a vocação, (lembrei da tereza de calcuta agora, grande mulher...)mas a grande maioria? você tem um certo conhecimento sobre o catolicismo eu conheço também mas e ai? quantos cristãos exixtem?
"Não condeno suas atitudes de caridade, condeno você dizer que a Igreja Católica é o que não é, e mais ainda, dizer aquilo que tem na cabeça sem colocar aquilo que é de fato."
Eu não me importo se você condena ou não eu não espero algum tipo de absolvição de seu Deus, não sou eu que digo o que é a Santa igreja católica, é a história quem diz, os milhões que foram mortos por ela quem diz, são as mentiras contadas até hoje quem diz, é a opus dei quem diz
E a verdade nos libertará, está melhor? = )
"Bem mais do que o povo hoje tem conciência, a Igreja moldou o tipo de Civilização em que vivemos e o tipo de pessoas que somos. Embora os livros textos típicos das faculdades não difam isso, a Igreja foi a indispensável construtora da Civilização Oriental. A Igreja não só eliminou os costumes repugnantes do mundo antigo, como o infanticídio e os combates dos gladiadores, mas, depois da queda de Roma, ela restaurou e construiu a civilização."
Só por que alguém tem PHD e estudou em Harvard isso não o torna dono da verdade, é fato que a igreja influênciou muitas coisas, mas isso não quer dizer que ela achava aquilo errado, só queria dizer que andava contra os propósitos da mesma.
Eu vou ler os textos, é que final de faculdade + trampo = danou-se
Mas ai o que vale é agregar conhecimento ... = )
Amo debates = )
Tô boba como uma pessoa que defende a Igreja pode ser tão radical. Eu a definiria como a ala mais ortodoxa, sem qualquer tolerância... Junior, vc vive no país mais cultural e religiosamente diversificado do mundo! Porque o seu Deoos é melhor que o meu? Porque a sua Igreja é a única que faz o bem? Porque só ela salvará se seu Deoos diz que somos um mesmo povo? Ah, a caridade veio pra assegurar fiéis às igrejas, os pobres sempre precisaram de um messias para os salvar de seu sofrimento, claro, é aí que ganhavam adeptos. Me diz que possoa totalmente sem esperanças de vida não vai seguir qq um que o prometesse uma vida mais digna? Até Hitler e Maomé conseguiram isso com o mesmo discurso messiânico! É a mesma historinha que criou o purgatório, as indulgências, etc...
Infelizmente o marxismo entra na religiosidade (ainda prefiro Marx como economista), há falhas em seus estudos, mas em uma coisa tenho que concordar; A religião é o ópio do povo. Lendo suas palavras, acabei de crer nisso.
Spertnez
.
"
Há uma diferença entre o primeiro Junior e o segundo Junior!
O primeiro fala do Comunismo como grande vilão e causador da origem dos países do 3º Mundo. O segundo é mais sensato!"
.
Eu não minto quando falo do Marxismo e o Terceiro mundo. Sabemos que o terceiro mundo é hoje deficiente tanto no campo material, como também no campo da moral, da ética, e do social. Marx soube colocar numa equação como fazer a pobreza desaparecer, mas ele esqueceu que a pobreza é só uma forma de opressão, com isso vemos que o Marxismo é falho como modelo de sociedade, o homem é sempre homem, e assim, o homem se não estiver com sua alma voltada para o bem, irá sempre ser opressor. E o bem só pode vir daquele que é o Bem em Si mesmo: Deus. Onde o Marxismo Deu certo?
.
você Leu o texto no meu blog retirado do Livro do Papa?
.
Sobre o julgar o blog, eu li o texto que me foi mandado ler e comentar.
.
Mas agora tenho certeza que não errei ao falar do ponto de vista do autor.
Paz e Bem!
Gus
.
Vou esperar a sua leitura para continuarmos o debate Histórico. O debate do Campo Teológico não será prosseguido, pois a Teologia só é válida para quem quer ter Fé na Igreja.
Me avise quando terminar.
Junior Pereira,
Cara, por favor me responda porque já havia países pobres e, muito pobres diga-se de passagem, quando o Comunismo foi idealizado?
Cara, o Comunismo foi idealizado justamente porque havia esta diferença enorme entre ricos e pobres e tu vem falar que o causador da pobreza é o Comunismo!
Cara, por que tu não rouba e nem mata? Você tem medo do castigo de Deus, das leis do homem ou tu foi educado a respeitar sempre o próximo?
Eu não sigo religião nenhuma nem por isso eu roubo e nem por isso mato ninguém, não tem nada a ver com religião.
Esse negócio de alma voltada para o bem e se não estiver é opressor não tem nada a ver cara...vocês rotulam as pessoas que não seguem a religião como pessoas más, também conheço isso como preconceito e pré-julgamento.
Quanto ao artigo eu li sim, aliás respondi la, tu viu?
Repito, quando o Comunismo foi idealizado a fome e miséria ja assolava o mundo. Os países de Terceiro Mundo já eram esse lixo que são antes da Russia pensar em idealizar o Comunismo.
Outra coisa, onde o Marxismo deu certo? Ele nunca foi realmente implantado! Agora o capitalismo...hum...esta dando muito certo! América latina, Ásia, Africa adoram o Capitalismo veja só que belo desenvolvimento desses paises...
Junior Pereira,
Junior 1 "é bom vistiar os blog's assim como o seu, que agente vê como as pessoas vêm o mundo medieval."
Junior 2 "Sobre o julgar o blog, eu li o texto que me foi mandado ler e comentar."
Há uma grande em visitar os blog´s e vir forçado!
Decida ai!
"Mas agora tenho certeza que não errei ao falar do ponto de vista do autor."
Sua visão já foi definida quando comentou la na comu do orkut..." Estou indo no blog comunista"
A aparência é tudo não é mesmo?
Talvez esse pré-julgamento já tenha te ajudado a clicar num link e procurar um texto diferente para comentar...o que lhe "agradou" mais.
Eu não vou me dar o trabalho de responder os ultimos comentários, por que é do 1º junior e o 1º junior não tem a menor noção de história, o segundo já tem! e qqr um dos tem pouca informação sobre o marxismo então nem vale a pena entrar nesse assunto!
Ai dá pra ter um debate saudavel!
Gus,
o problema não é nem ter informação do marxismo e sim misturar as coisas...cara colocar a culpa das mazelas do terceiro mundo no marxismo é muito ridículo.
O marxismo foi justamente uma resposta a toda esse desejo capitalista.
Ai vem o cara me falar que o terceiro mundo foi criado porque o homem deixou Deus em segundo plano e se preocupou com coisas materiais e esqueceu os principios morais e etica...ah fala sério...puta discurso eleitoreiro esse...ah mas pera ai foi um papa que escreveu um livro. Nossa! Menos mal, só faltavam me falar que isso estava escrito na biblia.
De uma olhada nas potencias ocidentais! São super consumistas e materialistas, celulares, mp3,mp4, DVD, TV de Plasma, LCD, carros, e o cara vem me falar do materialismo Marxista!
Spertnez, você falou a coisa mais sensata até agora... A IM foi o período mais religioso e mais povoado pelo imaginário católico no ocidente. Hj mesmo eu tava dando uma aula e me lembrei dessa discussão... O 3º estado francês, só se revoltou contra o Ancién Régime porque não aguentava mais sustentar a nobreza e o CLERO, que eram os maiores detentores de terras, luxo e riqueza da Europa ocidental (cadê a caridade aí???).
Ah, claro que as idéias dessa mudança partiram do O CAPITAL. Assim, ficou melhor pra todo mundo! Saíram de uma sociedade que mamava nas tetas dos pobres pra uma sociedade mais democrática... Tem muito o que arrumar ainda, mas foi o começo!
Spertnez
.
Cara, por favor me responda porque já havia países pobres e, muito pobres diga-se de passagem, quando o Comunismo foi idealizado?
.
A Pobreza sempre existiu, não foi com o Comunismo que a pobreza "nasceu". O Capitalismo selvagem é destruidor. É esse o Capitalismo que enriquece as custas da miséria dos povos da África, como a Nike que explorava crianças da Nigéria, ou o FMI que criou Abismos sociais, e que segundo o ganhador do prêmio nobel de Economia, foi o causador do crescimento da AIDS na Polônia, e também do Atentado dos 11 de Setembro. Claro, o Capitalismo que vivemos hoje, que quer somente explorar, explorar, e explorar, é algo abominável, e Deus não quer isso aos seus filhos.
.
Mas o Capitalismo, quando exercido para o bem, gera proveitos. Pegue Noruega, Finlândia, Dinamarca, Suécia, e outros Países que unem capital humano, com capital natural, e proporcionam a população uma vida digna. O Capitalismo ainda tem "jeito", agora o Comunismo não, pois seu problema está na raiz.
.
"Cara, o Comunismo foi idealizado justamente porque havia esta diferença enorme entre ricos e pobres e tu vem falar que o causador da pobreza é o Comunismo!"
.
Sim, vc está certo, a Revolução de 1917 na Rússia foi a prova viva disso. Mas por que não deu certo?
.
Eu não disse que o causador da Pobreza é o Comunismo. Eu disse que odeio o comunismo, e que o Marxismo formou o que hoje é o Terceiro Mundo. O Terceiro mundo é muito mais hoje do que simplesmente pobreza Material, como disse o Papa: " A ajuda que deram aos Países do terceiro mundo era pra que se gerasse mais pão. Foram empurradas para o lado para que essas coisas pretensamente mais importantes,(como acabar com a miséria), se estabelecessem, porém, ai que essas coisas pretensamente mais importantes falharam". Hoje o Brasil, o País mais "Católico" do mundo, é um dos maiores consumidores de anticoncepcionais, e em breve - se a situação não mudar - o aborto, a Eutanásia, e tantas outras coisas estarão aqui também. E veja, ainda continua pobre. Pode ser um exemplo bobo, mas e o Chile? Pq ele cresce apoiado em progresso cultural, social, e tantas outras coisas se ele a até um tempo atras era mais pobre que o Brasil, e já tem o melhor IDH da América Latina? É o Capitalismo Responsável.
Enfim, coloquei aqui argumentos, Históricos, Religiosos e também econômicos.
."
Cara, por que tu não rouba e nem mata? Você tem medo do castigo de Deus, das leis do homem ou tu foi educado a respeitar sempre o próximo?
Eu não sigo religião nenhuma nem por isso eu roubo e nem por isso mato ninguém, não tem nada a ver com religião.
Esse negócio de alma voltada para o bem e se não estiver é opressor não tem nada a ver cara...vocês rotulam as pessoas que não seguem a religião como pessoas más, também conheço isso como preconceito e pré-julgamento."
.
De fato, vc não precisa ter uma religião para estar com o Coração voltado para Deus, Existe o que a Teologia Chama de Lei Natural, que todos conseguem cumprir com a razão e a Graça Habitual. Essa Lei natural consiste em se abster de fazer o mal, e fazer o bem, conscientemente. Porém fazer o mal está muito mais além do que preceitos morais. E claro, isso só é válido para pessoas no estado de Ignorância Invencível, que não é o seu caso.
.
Agora, isso é sim um julgamento, diante da verdade que eu tenho, pois a verdade é uma só, e O Espírito da Verdade não se contradiz. Como eu tenho a verdade absoluta como base, eu posso fazer um julgamento. Claro, que Julgo argumentos e não pessoas. Julgar o caráter da pessoa, só Cristo pode fazer.
.
A tese Teológica da opressão é vinda da questão do pecado Original. Enfim, Coo disse, argumentos Teológicos não servem nesse Debate.
Até a próxima visita.
Só pra finalizar...
.
Junior 1 "é bom vistiar os blog's assim como o seu, que agente vê como as pessoas vêm o mundo medieval."
.
Isso é sério, eu gosto de blog's que falem da era medieval. A maioria não me surpreendem.
.
Junior 2 "Sobre o julgar o blog, eu li o texto que me foi mandado ler e comentar."
Há uma grande em visitar os blog´s e vir forçado!
Decida ai!
.
Vim forçado, permaneci por que quis.
.
Eu tenho uma outra conta que eu uso quando não estou de adiministrador no meu blog, eu já tinha comentado aqui.
.
"Mas agora tenho certeza que não errei ao falar do ponto de vista do autor."
Sua visão já foi definida quando comentou la na comu do orkut..." Estou indo no blog comunista"
A aparência é tudo não é mesmo?
Talvez esse pré-julgamento já tenha te ajudado a clicar num link e procurar um texto diferente para comentar...o que lhe "agradou" mais.
.
Na verdade não, eu ja tinha comentado aqui, com minha outra conta. Eu vim no link que me mandaram.
.
Mas eu tenho que me desculpar; de fato eu julguei mal o Blog, não sabia que tinham outras pessoas envolvidas, pensei que o autor era um só, e ainda vc's não são comunistas, são adeptos do que hoje se enquadra no Shumpeterianismo - na minha opinião é claro.
Paz e Bem!
Gus.
.
Creio que dos nossos Assuntos, sobrou só a Inquisição Católica, certo?
.
Tem uma postagem de um leitor meu lá no meu blog para você, talvez você queria dar uma atenção a ele.
Não sou adepto a isso!
Como disse sou capitalista, um consumidor nato, sempre vou ao MacDonalds.
Não discuto mais o marxismo!
Já comentei o seu amigo.
Junior Pereira,
Só para esclarecer.
"Vim forçado, permaneci por que quis"
Quando deixei o link la na comun do Orkut deixei um que era de outro texto. De olho no pré-sal!
http://img89.imageshack.us/img89/7263/provay.jpg
Até ai normal porque sempre deixo a da raiz do blog, mas as vezes dou uma equilibrada nos comentários de textos diversos.
Outra coisa, quando tu viu meu avatar do Orkut confundiu ele com o Blog.
Veja na imagem seu comentario..."estou indo no blog comunista". Cara, perfil do Orkut é uma coisa o blog é outra. Acho que tu já percebeu os variados assuntos que tem aqui e não somente política.
Junior Pereira,
"Pode ser um exemplo bobo, mas e o Chile? Pq ele cresce apoiado em progresso cultural, social, e tantas outras coisas se ele a até um tempo atras era mais pobre que o Brasil, e já tem o melhor IDH da América Latina? É o Capitalismo Responsável."
Rapaz, daqui a 50 anos ainda terá pobreza no Chile, ainda terá mendigos nas ruas, e acima de tudo ainda terá desigualdades absurdar.
Sabe por que? Isso é uma característica do Capitalismo.
Só mais uma coisa,
"Mas o Capitalismo, quando exercido para o bem, gera proveitos. Pegue Noruega, Finlândia, Dinamarca, Suécia, e outros Países que unem capital humano, com capital natural, e proporcionam a população uma vida digna. O Capitalismo ainda tem "jeito", agora o Comunismo não, pois seu problema está na raiz."
Você só esqueceu de dizer que estes países citados são a elite capitalista. Estes são os que lucram com a miséria do Terceiro Mundo, em outras palavras são os grandes abuteres do mundo.
Ahhh o que seria destes paises se não houvessem mão de obra barata no mercado!
Spertnez, não perde seu tempo com pessoas radicais sem muito embasamnto e com muito senso comum... Isso já cansou. Deixa ele viver o mundinho dele. De qq forma, adorei os seus commnts! Beijos, Ana
Spertnez
.
"Rapaz, daqui a 50 anos ainda terá pobreza no Chile, ainda terá mendigos nas ruas, e acima de tudo ainda terá desigualdades absurdar.
Sabe por que? Isso é uma característica do Capitalismo."
.
Sei, muito bem, a Korea do sul que o diga, o Chile está no mesmo trajeto que a Korea do Sul, Capitalismo com distribuição de renda, desenvolvimento cultural e social. Isso sim tira as pessoas da Miséria.
.
Vai ver como está a Korea do Norte, Iuguslávia, países eslavos e Cia.
.
É difícil para uma pessoa de esquerda adimitir que a Ditadura no Chile, que foi umas das mais cruéis, foi uma das mais estruturalistas. O Pinochetismo, que matava e torturava pessoas, iniciou um modelo político social, que, se compararmos, detonou o Marxismo. O engraçado que vc não consegue me dizer como países saem da miséria atravéz do Capitalismo?
.
Se o Capitalismo gera divisão, por que o País com melhor distribuição de renda é Capitalista?
.
Quando algum País sair da pobreza com o Marxismo, Comunismo, me avise, pois até agora, nada.
Junior Pereira,
"Sei, muito bem, a Korea do sul que o diga, o Chile está no mesmo trajeto que a Korea do Sul, Capitalismo com distribuição de renda, desenvolvimento cultural e social. Isso sim tira as pessoas da Miséria.
.
Vai ver como está a Korea do Norte, Iuguslávia, países eslavos e Cia."
Não há desigualdades na Coréia do Sul? Não há pobreza la?
"É difícil para uma pessoa de esquerda adimitir que a Ditadura no Chile, que foi umas das mais cruéis, foi uma das mais estruturalistas. O Pinochetismo, que matava e torturava pessoas, iniciou um modelo político social, que, se compararmos, detonou o Marxismo. O engraçado que vc não consegue me dizer como países saem da miséria atravéz do Capitalismo?"
Quando o Chile tiver 0% de analfabetos agente volta a falar nisso. Coisa boba neh, mas Cuba e Coreia do Norte estão mais próximos do que o Chile citado por você.
Ahhh, detalhe e sem embargos econômicos, impostos por um país capitalista que se diz defensor do mundo livre diga-se de passagem.
"Se o Capitalismo gera divisão, por que o País com melhor distribuição de renda é Capitalista?"
Porque esta divisão é gerada as custas da pobreza de outros países capitalistas. Por que tu acha que o Terceiro Mundo é o maior cliente de fundos como o FMI? Estes paises só conseguem pagar os juros desta divida.
"Quando algum País sair da pobreza com o Marxismo, Comunismo, me avise, pois até agora, nada."
Quando algum país implantar o Marxismo me avise!
Que, por favor, ninguém acredite que a postura do sr. Junior é a opinião católica... Catolicismo não é isso...
Católico não é ovelha de presépio. Não se fala apenas "orai" - antes disso dizemos "vigiai".
Cheguei aqui procurando "a verdade vos libertará" e encontrei um debate distorcido...
Que pena...