Submarino nuclear brasileiro


O sonho de ter um submarino nuclear, SNB (submarino nuclear brasileiro), é antigo, na verdade teve inicio em 1979, e passou por momentos difíceis. A marinha, por sua vez, nunca abandonou o projeto mesmo estando em certos momentos em estado paralitico. O projeto do submarino nuclear já consumiu algo em torno de US$1 bilhão e para ser concluído serão necessários outros US$ 750 milhões. É claro que muitos devem perguntar porque o Brasil deveria gastar esse dinheiro em submarino nuclear se não estamos em guerra e não temos um inimigo declarado. A resposta esta nas novas descobertas de petróleo, conhecidas como pré-sal, e em toda riqueza que ainda pode ser encontrada no mar territorial brasileiro. O Brasil possui uma frota de 5 submarinos que não são nucleares, ou seja, são movidos a diesel-eletrica. Estes submarinos são de projeto alemão, 4 da classe Tupi (IKL-209-1400) e um da classe Tikuna (IKL-209-1500 trata-se de um Tupi com melhorias).


Você também pode se interessar em conhecer o O arsenal de mísseis da Coréia do Norte.
Leia neste texto como esta o processo para A escolha do novo caça da Força Aérea Brasileira.
Conheça um pouco mais sobre O poderio militar russo.

Imagem mostrando quatro submarinos da Classe Tupi e um da Classe Tikuna.
Submarinos da Classe Tupi em formação. Este tipo de submarino tem pouca autonomia e precisam vir a superfície regularmente para trocar o ar e recarregar baterias.



A diferença entre um submarino nuclear e um convencional esta na capacidade de ficar submerso. O submarino convencional precisa vir à superfície para trocar o ar e recarregar suas baterias isso o deixa vulnerável a um ataque. O intervalo pode variar um pouco, mas no geral fica entre 100 horas submerso, depois disso precisa subir para recarregar as baterias. Há um sistema chamado AIP que separa o oxigênio do hidrogênio permitindo um maior tempo do submarino convencional submerso. O submarino nuclear pode ficar muito mais tempo submerso, na verdade a questão é quanto tempo a tripulação pode agüentar. A restrição fica então a tripulação e a comida. O submarino nuclear não precisa subir para recarregar baterias, toda a alimentação que as maquinas necessitam é conseguida com o reator nuclear. Sem contar que um submarino convencional tem uma velocidade baixa não podendo acompanhar uma força tarefa. O submarino nuclear é dotado de impressionante velocidade podendo atacar seus alvos e voltar a sua formação sem ser visto, além de poder realizar escoltas a comboios e a grupos de força tarefa graças a sua capacidade de ficar longo tempo submerso e manter grande velocidade.

Imagem mostrando como será o interior do Submarino Nuclear Brasileiro.
Ilustração com dados das capacitadades do futuro submarino nuclear brasileiro.




Durante os 30 anos do projeto o Brasil conseguiu dominar o enriquecimento do urânio, combustível necessário para o reator, o que precisa agora é construir o casco que vai abrigar o reator nuclear. Devido a capacidade de atingir grandes profundidades, maiores que os submarinos convencionais, o casco deve ser reforçado e maior. Esse será o grande desafio a ser encarado pela marinha nos próximos anos. Se tudo correr conforme o previsto o primeiro submarino nuclear nacional estará pronto por volta de 2020.

Imagem mostrando a maquete do Submarino Nuclear Brasileiro.
Maquete do submarino nuclear. A fase de engenharia esta prevista para terminar em 2015, a construção do submarino do Brasil iniciará em 2016 com término previsto para 2023 e início dos testes na sequeência. A fase operacional será iniciada em 2025.



Vista frontal da maquete do Submarino Nuclear Brasileiro.
Vista lateral da maquete.



É importante salientar que o submarino nuclear brasileiro não será capaz de transportar e lançar mísseis nucleares. Submarinos com a capacidade lançar mísseis balísticos são classificados como SSBN (submarinos nucleares lançadores de mísseis balísticos), o submarino brasileiro será de ataque, SSN (submarino nuclear de ataque). Isso quer dizer que a função será de atacar alvos de superfície como outros submarinos, navios diversos, porta-aviões, etc. Em toda caso, o proposito de te-lo é de desencorajar um possível invasor, visto a grande dificuldade de localizá-lo.

Imagem da maquete do reator nuclear do Submarino Nuclear Brasileiro.
Maquete do reator nuclear.


O projeto ainda tem um grande caminho a ser percorrido, mas devido as recentes descobertas do pré-sal o projeto ganha força novamente e, acima de tudo, um razão convincente.


Compartilhe este artigo :

+ comentários + 26 comentários

17 de agosto de 2009 às 17:57

só agora vão lançar

17 de agosto de 2009 às 18:09

espero que nao demore pra lançar.....

parabens pelo blog, esta expetacular!

Se puder visite o meu

http://euvoustar.blogspot.com

17 de agosto de 2009 às 18:35

Mto útil seu blog, eu não sabia do submarino. É msm mto importante pena q ainda vai demorar, o Brasil ainda tem tantas coisas inexploradas, ainda tenho fé nesse país.

17 de agosto de 2009 às 19:02

Intererssante.

http://tiomah.blogspot.com/

17 de agosto de 2009 às 19:16

Não sabia disso! Mas que mundo moderno não, a tecnologia surpreende!

17 de agosto de 2009 às 19:24

Enquanto milhares de pessoas passam fome os homens do plenário brasileiro estão nem aí, querem é doses do tamiflu pra não contrair a gripe suína! e construir castelo e sub-marinos cada coisa em seu tempo !

17 de agosto de 2009 às 20:04

tava na hora desse brasil ter alguma coisa q preste ta nos protejer de uma possivel guerra

18 de agosto de 2009 às 08:07

nossa quanta viajem, ta na hora ou passou da hora de ter tanta coisa mais importante do que misseis. affeeeeeee pufffffff
esse spoertnez é um doido só escreve de guerra, caças, misseis. se esse maluco morasse nos EUa certeza que ele entraria numa universadade metendo bala em todo mundo e depois ia se suicidar.

abrasss

18 de agosto de 2009 às 08:56

Juliano,

sim, concordo tem muitas coisas importantes também, mas já que tocou no assunto vou falar a respeito.
Um país precisa cuidar de muita coisa, educação, saúde, segurança, emprego, cultura, esportes, etc.
Um presidente não sabe de tudo isso, ele designa pessoas especialistas para se interar de cada assunto, com a segurança nacional é a mesma coisa, então há pessoas que gostam do assunto assim como pessoas gostam de futebol, cinema, novela, filmes, cultura...chamo isso de hobby no meu caso, mas outras pessoas tem isso como profissão mesmo, analistas, especialistas e consultores militares.

Outra coisa, acho que você sabe da descoberta do pré-sal, isso pode render ao país Bilhões de dolares e investir uma fatia desse dinheiro para garantir a segurança do pré-sal não vejo nenhum absurdo.

Imagina um cidadão que esta desempregado e enfrentando necessidades em casa, você acha que ele vai dormir com a porta aberta por conta disso? Um ladrão não terá piedade em levar seus pertences mesmo este cidadão estando em dificuldades. Ele não terá um circuito interno de TV monitorando sua casa, mas vai proteje-la com uma corrente no portão ou um cadeado.

18 de agosto de 2009 às 09:05

Continuando...

Você dorme com o portão da sua casa aberto ou fechado? Acredito que fechado não é mesmo.
Ai você pode falar mas quem irá tomar as riquezas naturais que há no Brasil? Eu te digo, você acha que os EUA invadiram o Iraque para libertar aquele povo da tirania de Saddan Hussein?

Recentemente, logo após a descoberta do pré-sal o presidente Lula disse que irá destinar parte do dinheiro das venda para a educação, mais um motivo para ter esta riqueza bem protegida e hoje caro amigo, o Brasil não teria condições de faze-lo.

Claro que o Brasil precisa dar atenção a tudo, mas sabemos que acabar com as desigualdades será impossível com essa categoria de politicos que temos, talvez possamos diminuir com muito esforço.

Cuidar dos nossos recursos naturais também faz parte, além do petróleo temos rios de água doce abundantes, a Amazônia que não sabemos o que pode nos dar ainda, sem contar o etanol. Tudo isso pode ajudar a diminuir a pobreza que temos hoje, mas se perdermos não adiantará uma população culta, bem educada e instruída, mas refém de uma potência estrangeira porque não soube lutar.

18 de agosto de 2009 às 10:16

Eu tinha visto realmente uma notícia dessa.
Já estava mais do que na hora de um investimento militar sério, mas acho que o brasil ainda está precisando de mais um empurrãozinho, a tecnologia brasileira tá crescendo exponencialmente, o que falta realmente é ganhar uma certa independencia, andar com as próprias pernas


\m/ vlw pelo texto

18 de agosto de 2009 às 10:24

Sr. Spertnez,

voce é tao fraco que nem vou discutir mais. vou apenas lhe dar um bom conselho.

vai la pra Cuba e quando vc estiver la tenta fugir pros EUA.

Abrass

18 de agosto de 2009 às 12:09

Juliano,

"vai la pra Cuba e quando vc estiver la tenta fugir pros EUA."

Mas que coisas mais sem pé nem cabeça tu disse ai...kkkkkkk

Qualquer dia desses coloco um texto sobre Cuba ai agente debate um pouco.
No mais vou considerar seus coments como sessão recreio, afinal precisamos nos divertir também.
:)

18 de agosto de 2009 às 12:13

:S

19 de agosto de 2009 às 13:01

Eu queria ter um submarino pra passear no atlântico.

20 de agosto de 2009 às 17:03

só não sei pra que investir tanto dinheiro em submarino se o nordeste do brasil passa fome, e o povo não tem saúde nem educação.

20 de agosto de 2009 às 17:14

SE VOCÊ GOSTA DE TRILHAS SONORAS DA DISNEY, ACESSE
www.trilhasdisney.blogspot.com
O MELHOR E O ORIGINAL!!!

20 de agosto de 2009 às 17:14

Ótimo blog! Parabéns! textos com assuntos ótimos!

http://turismoextremosul.blogspot.com/

Abrs

20 de agosto de 2009 às 17:20

aah ke legaal o submarino, podeser util e tal pra varias coisas, mas eu concordo com o cara de dois comentarios acima, talves tenham coisas mais importntes para o brasil investir no momento.. :/





www.quadrado-magico.blogspot.com

Anônimo
5 de setembro de 2009 às 13:41

NÃO SEJAMOS HIPÓCRITAS, A HISTÓRIA DEMONSTROU QUE SE UM PAÍS NÃO TEM CONDIÇÕES DE DEFENDER O QUE É SEU CEDO OU TARDE ISSO LHE SERÁ TOMADO.

NÃO EXISTE FREE LUNCH E OS PAÍSES FORTES NÃO SÃO FORMADOS POR OVELHINHAS OU SACRISTÃOS.

SE VC. TEM UM POUCO DE INTELIGÊNCIA SABE QUE OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, A NACÃO MAIS PODEROSA DO GLOBO, TEM COMO UM DOS LEMAS " TER A PAZ PELA DEMONSTRAÇÃO DA FORÇA".

SE VC. SE PREOCUPA COM OS POBRES REALMENTE E NÃO COM A NAÇÃO COMO UM TODO VC. PODE LEVAR UM PARA SUA CASA, OU ENTRAR PARA UM CONVENTO.

5 de setembro de 2009 às 20:44

Anônimo,

"NÃO SEJAMOS HIPÓCRITAS, A HISTÓRIA DEMONSTROU QUE SE UM PAÍS NÃO TEM CONDIÇÕES DE DEFENDER O QUE É SEU CEDO OU TARDE ISSO LHE SERÁ TOMADO."

Nossa essa foi uma descoberta e tanto em. Aliás se qualquer um não tem condições de defender o que é seu será tomado. Mas, enfim, que baita revelação essa sua, parabens.

"NÃO EXISTE FREE LUNCH E OS PAÍSES FORTES NÃO SÃO FORMADOS POR OVELHINHAS OU SACRISTÃOS."

Aliás, nem os países pobres são. Mais uma extraordinária revelação sua.

"SE VC. TEM UM POUCO DE INTELIGÊNCIA SABE QUE OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, A NACÃO MAIS PODEROSA DO GLOBO, TEM COMO UM DOS LEMAS " TER A PAZ PELA DEMONSTRAÇÃO DA FORÇA"."

Ainda bem que o Vietna não foi avisado sobre isso. Aliás, foi hilario ver a nação mais poderosa do globo perder para aquele bando de analfabetos. Ah, sem contar aquela tentativa de invadir o Irã, lembra? Nossa os helicopteros da nação mais poderosa do globo caindo no deserto...que cena grotesca.
Essa força toda da nação mais poderosa do globo esta tomando um pau violento no Afeganistão. Vão até retirar tropas do Iraque para enviar para o Afeganistão como reforço.
Por falar em Iraque, mas que bagunça la em...atentados cada vez mais numerosos, será que a nação mais poderosa do Globo não consegue dar conta? E a Coreia do Norte? Quando a nação mais poderosa do Globo vai invadir la?
Ahhh...tu lembra da Servia? A OTAN bombardeou a Servia por 72 dias e não invadiu por terra, sabe por que? Medo das baixas frente ao exercito iuguslavo. O que dirá se for enfrentar o exercito russo então. Essa OTAN é uma moça mesmo.

"SE VC. SE PREOCUPA COM OS POBRES REALMENTE E NÃO COM A NAÇÃO COMO UM TODO VC. PODE LEVAR UM PARA SUA CASA, OU ENTRAR PARA UM CONVENTO."

Sim, me preocupo com os pobres sim. O que você Anonimo, define como se preocupar com a nação? Os pobres não fazem parte da nação? Ou você é daqueles que exclui os pobres?
Quanto a entrar para um convento, tem opções melhores, opções que permitem lutar contra esse elite capitalista porca e fascista. Elite que acha que tenta esconder a pobreza do país jogando para debaixo do tapete. Elite que vende o país para o capital estrangeiro se submentendo aos caprichos dos aproveitadores estrangeiros. Elite imunda que trai o país em troca de privilégios.
Mas, me fala ai anonimo, o que você define como se preocupar mais com a nação como um todo?

glorifilho
19 de janeiro de 2010 às 13:43

Esse Juliano deve morar em Brasília e deve ter votado nessa corja de vagabundo que esconde dinheiro em meias e cuecas.

23 de janeiro de 2010 às 04:28

Primeiro parabéns a Spertnez porque é com garra e coragem que se vense.
juliano e anonimo pelo jeito vocês não são Brasileiro, porque sómente
Brasileiros são aqueles que fazen sabém o que o Brasil preciza.

A e também eu sou pobre e acho que o pais deve se equipar mesmo .
Porque o Pais é como uma planta
se vc a aguar e a adubar éla ira crecer, mas se você não fizer isso, conserteza ira morrer.

By: Alan .

8 de novembro de 2010 às 13:48

ta na ora do Brasil se armar!!! nao somos de fazer guerra com ninguem, mas precisamos estar armados e bem equipados caso necessite. mas tinha q tre pelo menos uma duzia desses submarinos varrendo o mar territorial do brasil q é muito grande. viva o BRASIL!!! PATRIOTISMO TEM Q SER A NOSSA MARCA!!

Anônimo
30 de novembro de 2010 às 13:29

quem atrasar este projeto e a construção dos nossos submarinos é um traidor da patria pois submarino nuclear é a arma com maior poder disuasorio no mar depois da bomba atomica,e se o brasil não tiver urgente-mente este poder poderemos ficar sem a amazonia verde e a azul e escravos das potencias que sempre nos exploraram,o povo do rio de janeiro foi abolido da escravidão dos traficantes,e nossa nação presisa seguir o exemplo e livrar-se da corrupção que impede nosso pais de desenvolver e alcansar a tão sonhada soberania.

Henrique de Oliveira
18 de dezembro de 2011 às 06:53

meu deus quanta gente burra, desinformada.. gente ignorante como por exemplo esse Juliano ae, o cara está postando isso, por que a segurança nacional é interesse de muitos (que não é o seu caso é claro)
. Segurança tem que ser uma das prioridades no Brasil, não só nas fronteiras, mais também no nosso espaço aereo e nos nossos oceanos, ainda mais agora com a descoberta do Pré Sal. para essas pessoas desinformadas, ignorantes... etc... procurem se informar mais, sobre segurança nacional. Parem de ficar pesquisando Justin bieber, restart... sei lá mais quem....

Postar um comentário
 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. O mundo das idéias - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger