A linguagem da música é universal

As declarações do produtor norte-americano Jack Endino em que pede as bandas brasileiras para não cantarem em inglês repercutiu rapidamente. O produtor fez essa declaração logo após receber uma gravação para avaliação da bande The Noyzy, da Paraíba. A declaração foi a seguinte: "Bandas brasileiras, por que vocês cantam em inglês? Nunca consigo entender uma palavras". A linguagem da música é algo que atravessa as fronteiras, mas para o produtor Jack Endino o inglês brasileiro não passou em seu teste de dicção.

O produtor se desculpou em seguida depois de receber mais de 2500 comentários na mesma página em que havia feito a crítica. A banda Sepultura foi a única que o produtor poupou das críticas. Muitos músicos brasileiros se manifestaram após as declarações de Endino, mas a verdade é que muitos brasileiros obtiveram sucesso internacional cantando em inglês. Além do Sepultura artistas como Carmen Miranda na década de 30, cantando em português e inglês, conseguiu sucesso internacional. Tom Jobim também se destacou no mercado internacional´, inclusive com uma gravação ao lado de Frank Sinatra  interpretando a música "The girl from Ipanema" ("Garota de Ipanema). Caetano Veloso com a música "Transe" na década de 1970 e anos depois com a música "A Foreign Sound" também atraiu o público estadunidense.

Muitas bandas brasileiras cantam em inglês e fazem sucesso. O produtor Endino é reconhecido internacionalmente e já trabalhou com bandas consagradas como o Nirvana. No Brasil o produtor trabalhou com a banda Titãs. Após toda polêmica, Endino pediu desculpas pelas declarações dizendo ter "mexido em um vespeiro".

Música é cultura e entretenimento, além de ser uma linguagem universal. Se devemos ou não limitar as letras a lingua nativa é uma decisão que certamente não cabe ao produtor Jack Endino. Mas, fica ai o aviso de como os estrangeiros enxergam a música brasileira.
Até 60 meses de curso de inglês (630226)
Compartilhe este artigo :
 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. O mundo das idéias - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger