Vou contar uma historinha bem bonitinha, era uma vez uma pequena cidade chamada Ur que ficava no sul da Mesopotâmia, e lá havia uma galerinha do mau chamada hebreus, eles constituíam um povo pequeno, e eram tido como semi-nômades na época, a mais de 2000 A.C.
Foi quando um líder (Patriarca), falou de uma terra prometida(Palestina-), ai o povo falou "ah vamos ae, to fazendo nada aqui mesmo". E ali moraram por quase 3 séculos, quando uma forte seca fez com que os hebreus se mudassem para o Egito e lá permaneceram durante 400 anos.
Sendo assim, fugiram do domínio Egípcio com destino a Palestina novamente, só que a Palestina já estava ocupada por filisteus e cananeus, depois de vários tapas na cara e mais 2 séculos os hebreus conseguiram dominar os povos e estabelecer-se em Jerusalém como capital.
Mais 200 anos depois o povo hebreu se divide, assim um dos reinos foi conquistado pelos assírios e o outro pelos babilônicos, eles mantiveram os hebreus em cativeiro até que foram conquistados pelos persas, e os persas deixaram o povo hebreu voltar a terra prometida, mas eram comandados pelo Império persa ainda, e sucessivamente veio o Império macedônio e mais tarde do Império romano, até teve algumas rebeliões mas sem êxito, foi ai que começou a dispersão do povo hebreu pelo mundo, mais ou menos em 70 D.C(quando destruíram o segundo templo de Jerusalém, mas não tem como se comprovar alguns sionistas e até mesmo historiadores acreditam que a grande maioria do povo judeu já havia migrado espontaneamente).
Muitos anos se passaram, uma parte dos judeus(hebreus) procuravam adotar os costumes do país que se encontravam outros já quiseram dar uma de malandros, mantiveram sua identidade ficando meio que excluídos da sociedade e seguindo rigorosamente o estilo de vida judaico: mantiveram sua religião, sua língua, sua tradição e cultura.
Foi nessa que na ex-URSS vários judeus foram mortos em vários ataques(por que ainda o czar Alexandre foi assassinado por um grupo e dentro desse grupo havia um judeu).
Muitos saíram da Ex-URSS, e alguns iniciaram o movimento Sion, o objetivo desse grupo era voltar para Palestina(Jerusalém) se estabelecer lá como estado, para se proteger do anti-semitismo, isso em 1880.
O movimento foi crescendo gradualmente, cresceu mais pelo apelo religioso do que pelo fatos históricos(pra mim com apelo histórico os judeus não tem direito a nada, muito menos com apelo religioso), mas o fato é que ganhou muita notoriedade e foi aprovado pela ONU.
Após a segunda guerra mundial veio a público as revelações do holocausto, com isso a ex-URSS usou sua influência para que a Inglaterra perdesse sua influência na região da palestina, e os judeus ganhassem um lugar para ficar, assim em 1947 o plano de partilha da Palestina e a criação do estado de Israel foi adotado pela ONU. Segundo o plano, o Estado judeu ficaria com 55% do território e os palestinos com 45%.
Acabou a guerra? Claro que não, vieram armados até os dentes Iraque, Síria, Egito, Líbano e Jordânia. O Egito conseguiu conquistar uma parte(Faixa de Gaza) e a Jordânia outra parte, que nem lembro agora qual é, e os árabes palestinos? ficaram com nada.
Em 1964 os Palestinos criam a OLP(Organização para a Libertação da Palestina), em 1967 houve a guerra dos 6 dias, judeus reconquistam as áreas perdidas anteriormente, e em 1973 começa a guerra do Yom Kippur, Egito e Israel assinam um acordo de paz e a região do Sinai volta para as mãos egípcias, daí por diante vários ataques da OLP ocorreram, houve uma invasão no Líbano, a primeira intifada, e assim a Palestina aceita o plano de partilha.
Enfim em 1993 o líder da OLP e o primeiro ministro da estado israelita assinam alguns acordos de paz para região, alguém cumpriu? Não, em 2000 é iniciada a segunda intifada, 2001 é eleito Ariel Sharon como primeiro ministro, Yasser morre em 2004, colônias judias são destruídas e em 2006 o Hamas é eleito através do voto popular e o conflito terminou? tem previsão para acabar? Não!
Bom esse é um resumo do resumo da história judia, se tiver fatos incorretos, datas e períodos no lugar errado me perdoem, estou aprendendo a cada dia assim como todos, rs. Esse é um lado mais religioso(judeu), logo eu posto um pouco da história dos árabes(eu gosto mais da história deles).
Sugestões, críticas e afins só comentar = ), logo logo posto a segunda parte.